A nível de conhecimentos, não é necessário mais do que estar à vontade com HTML e CSS, sendo recomendável que utilizes um editor como o Sublime Text, Brackets, ou similar.

Ao nível do software, para poder instalar o Jekyll, têm de se instalar primeiro as dependências, e começamos por perceber o que são.

Dependências

Jekyll é escrito em Ruby, pelo que esta linguagem tem de estar instalada no computador. Isto significa que a instalação do Jekyll depende da instalação prévia de Ruby. Quando se fala em dependências é isto: umas coisas dependerem de outras.

A flexibilidade que o software open source permite é devida à modularidade dos componentes e aplicações. Daí ser necessário instalar várias dependências. Isto ficará mais claro ao longo da instalação.

Instalação

Windows não é suportado oficialmente mas consegue correr Jekyll sem problemas. Já em Mac OS X o Ruby vem instalado de origem. Por serem bastante diferentes os processos de instalação das dependências necessárias, separei-os para simplificar. Depois deste processo, o funcionamento é semelhante.